Os profissionais responsáveis pela área de Marketing das empresas estão sofrendo dificuldades para mostrar aos executivos por que é importante investir nas mídias sociais. Muitas vezes, os termos “seguidores” e “retweets” não significam nada para eles e a partir disso é preciso criar uma nova estratégia para vender seus projetos de mídias sociais para os profissionais que têm o poder de decisão, mas pouco entendem do assunto. Confira abaixo sete dicas de como fazer seus projetos serem aprovados pelos diretores da empresa:
1- Pense como executivo
Coloque a mídia social e suas relações de uma maneira diferente e deixe de lado todos os jargões próprios da rede. Dessa forma, a conversa será facilmente entendida por quem não conhece o Twitter ou Facebook. Dessa maneira, os executivos poderão ajudar nos resultados. Mas lembrem-se: esses profissionais têm referências diferentes das suas. Eles não pensam no tráfego do site diariamente, mas sim nos relatórios de venda.
2- Mostre dinheiro
Como as mídias sociais ainda são um território pouco explorado é importante que você faça as ligações necessárias para que não haja confusões. Mostrar a eles como a mídia social impacta nas receitas de vendas da companhia é uma boa dica para conseguir o apoio necessário.
Como as mídias sociais ainda são um território pouco explorado é importante que você faça as ligações necessárias para que não haja confusões. Mostrar a eles como a mídia social impacta nas receitas de vendas da companhia é uma boa dica para conseguir o apoio necessário.
3- Não entre em pânico
Medir a receita e o custo de se investir em mídia social não é fácil. Mais difícil ainda é colocar a ação em prática para dar o resultado esperado, mas tenha confiança que com uma equipe empenhada e boas ferramentas para conseguir os objetivos é possível.
Medir a receita e o custo de se investir em mídia social não é fácil. Mais difícil ainda é colocar a ação em prática para dar o resultado esperado, mas tenha confiança que com uma equipe empenhada e boas ferramentas para conseguir os objetivos é possível.
4- Saiba o que pode ser mensurado
Se for preciso olhar três indicadores (vendas, receita e custo) para se investir em ações nas mídias a única que pode ser medida é o custo. A ideia é planejar o quanto será gasto e o quanto de retorno haverá em média, pois ainda não é algo que pode ser calculado exatamente.
Se for preciso olhar três indicadores (vendas, receita e custo) para se investir em ações nas mídias a única que pode ser medida é o custo. A ideia é planejar o quanto será gasto e o quanto de retorno haverá em média, pois ainda não é algo que pode ser calculado exatamente.
5 – Saiba o que NÃO pode ser mensurado
Perceba a diferença nos relatórios observados pelos diretores da empresa e identifique quais são as métricas que realmente importam para eles. O objetivo do profissional de marketing é adicionar a mídia social entre essas receitas.
Perceba a diferença nos relatórios observados pelos diretores da empresa e identifique quais são as métricas que realmente importam para eles. O objetivo do profissional de marketing é adicionar a mídia social entre essas receitas.
6 – Reconheça com o que você está lidando
Qual o sistema que gera os relatórios para sua empresa? Normalmente, há diversos como de análise da web, comunicação, CRM, além da contabilidade. Veja de que modo as atividades de rede social podem ser encontradas nesses sistemas. Certifique-se de que você sabe de onde estão vindo as vendas (do Google Adwords ou da busca orgânica, por exemplo). A partir daí, você poderá fazer o mais difícil que é controlar e medir como acontece o tráfego de mídia social.
Qual o sistema que gera os relatórios para sua empresa? Normalmente, há diversos como de análise da web, comunicação, CRM, além da contabilidade. Veja de que modo as atividades de rede social podem ser encontradas nesses sistemas. Certifique-se de que você sabe de onde estão vindo as vendas (do Google Adwords ou da busca orgânica, por exemplo). A partir daí, você poderá fazer o mais difícil que é controlar e medir como acontece o tráfego de mídia social.
7 – Crie um plano para “hoje” e “amanhã”
Enquanto você busca que os investidores coloquem dinheiro em ações de mídias sociais, mostre a eles dados que deixem os resultados mais claros. Ou seja, que dimensionem o quanto é importante estar presente nas redes. Há duas maneiras de mostrar aos direitos isso. Primeiro: apontando o “custo por visitante”, isso pode ser obtido ao usar o url do seu sistema de rastreamento e calcular quantas visitas são geradas por canais de mídia social e quantas são oriundas de outros sistemas. Outra forma é analisar também o “custo por impressão”, que funciona como o medido nas publicidades tradicionais, mas é feito pela ferramenta TweetReach.
Enquanto você busca que os investidores coloquem dinheiro em ações de mídias sociais, mostre a eles dados que deixem os resultados mais claros. Ou seja, que dimensionem o quanto é importante estar presente nas redes. Há duas maneiras de mostrar aos direitos isso. Primeiro: apontando o “custo por visitante”, isso pode ser obtido ao usar o url do seu sistema de rastreamento e calcular quantas visitas são geradas por canais de mídia social e quantas são oriundas de outros sistemas. Outra forma é analisar também o “custo por impressão”, que funciona como o medido nas publicidades tradicionais, mas é feito pela ferramenta TweetReach.
Fonte: Universia Brasil
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