domingo, 8 de maio de 2011

Viral e 40º de febre...



Algo que se chame "viral", pode-se espalhar a mais do que uma pessoa e muito mais nesta altura em que existem vírus informáticos, vírus de doenças, ...
Ninguém quer ser portador de um vírus... mas, nos negócios... não gostaria que a sua estratégia de comunicação se constituisse num vírus mortal, que contagie toda a população em poucas horas?

Porque o marketing viral é a melhor maneira de comunicar sobre um produto ou serviço sem gastar um euro em publicidade. A notícia utilizada pelos meios de comunicação e transmitida de boca em boca permitiram as empresas ganhar muito dinheiro. E como conseguiram ganhar isso tudo?

Ralph Willson, consultor americano especialista em Marketing, efetua a seguinte análise sobre qual são os elementos que devem estar presentes para impor esta estratégia.

Willson reconhece 7 elementos:

1. Ofereça um produto ou serviço de valor para os seus prospectores.

2. Deve ser estar muito bem definido e fácil de transmitir.

3. Que possa ser disponibilizado rapidamente.

4. Possa despertar motivações comuns e comportamentos.

5. Utilização das redes de comunicação existentes.

6. Obter uma atribuição utilizando recursos de terceiros.

7. Tem um baixo custo para os que o criam.

O marketing viral é uma ferramenta que seguramente irá ganhar terreno para ser uma das mais importantes para o “marketeer” ou "Marketeiro",  graças a todas as facilidades que tem, seu baixo custo e os resultados obtidos.
O viral tem se tornado arma secreta de algumas agências, por conta de sua eficácia, nem todos sabem fazer um viral "dar certo", taí o segredo, o desconhecimento da concorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

volte sempre!